sexta-feira, 27 de março de 2009

Apoio a UNEB!

O Movimento Resistência Universitária, vem à público manifestar seu apoio aos estudantes da UNEB que ora ocupam as dependências Universidade, reconhecendo esta forma de luta como legítima na defesa da Universidade Pública e de qualidade. Apoiamos esta mobilização como expressão da indignação com o tratamento que vem sedo dado às UEBA pelo governo baiano, Lembrando que Movimento R.U. nasceu em período de Ocupação e que continua na LUTA por Assistência Estudantil e condições básicas de permanência na universidade.

"O MEAS (Movimento Estudantil do Alto Sertão) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) dos campi de Guanambi, Caetité e Bom Jesus da Lapa, ocupam desde a manhã de segunda – feira (16/03/2009), data fixada pelo calendário da Universidade para a matrícula dos novos alunos, as dependências dos Campus Universitários por tempo indeterminado.
Em meio à pluralidade dos problemas, destacam-se: Insuficiência do quadro de professores, de funcionários (técnicos administrativos, servidores gerais e segurança), de espaço físico (salas de aula, laboratórios e complexo esportivo) e de acervo bibliográfico, sem os quais não é possível concretizar o ensino de qualidade da Universidade pública, o movimento estudantil entende que se fazem necessárias ações voltadas para a sensibilização do poder público competente e da sociedade como um todo, enfatizando que a problemática da Universidade Pública se arrasta de longa data.
O MEAS continua mantendo a ocupação dos Campi. A idéia inicial era paralisar apenas nos dias de matrícula, para chamar a atenção do Estado e abrir negociação com os principais gestores da universidade. No entanto, como isso não aconteceu e a Reitoria resolveu prorrogar as matrículas até sexta-feira (20/03), os estudantes resolveram também manter a mobilização e agora por tempo indeterminado.
O MEAS exige a formação de uma mesa de negociação com as principais autoridades políticas do Estado, incluindo o governador Jaques Wagner, Secretário de Educação, Ministério Público, Reitor da Universidade.
Inicialmente o movimento era composto apenas pelos três campi referidos acima, mas já estão ocorrendo novas adesões, como é o caso dos Campi de Brumado, Serrinha, Alagoinhas e Valença que passam por dificuldades semelhantes.
Ressalta-se ainda, a adesão de outros Departamentos à manifestação, a exemplo de Bom Jesus da Lapa, Brumado, Serrinha e Alagoinhas que passam por dificuldades semelhantes.
Os estudantes também esclarecem que os novos alunos não ficarão prejudicados, visto que serão remarcadas e divulgadas novas datas para a efetivação das matrículas.
Vários veículos de comunicação estão divulgando as ações promovidas pela ocorrida nos Campi do interior. Abaixo estão links de notícias que circulam sobre a manifestação, nos principais sites regionais e estaduais.
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1100263
http://www.itapoanonline.com/main/plantao/noticia.aspx?nid=55717
http://www.faroldacidade.com.br/index.php?lk=faWepZXh06QQU&id=12603
http://pelegrini.org/cotidiano/576
http://pelegrini.org/cotidiano/588
http://blogdolatinha.blogspot.com/2009/03/camara-de-vereadores-de-guanambi.html
http://www.nucleodenoticias.com.br/2009/03/18/paralizacao-na-uneb-continua-por-tempo-indeterminado%E2%80%8F/
“A Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”.
Albert Einstein

Obrigado pela atenção

Comissão de Comunicação e Mídia do MEAS - Movimento Estudantil do Alto Sertão

Telefone para contato: (77) 3454-2021"

"Por Universidades PÚBLICAS de qualidade e de verdade"

Nenhum comentário: